Santa Rosa

29 mar12:11

Destino de resíduos da construção civil é tema de debate em Horizontina

A reutilização de resíduos provenientes da construção civil gerou debate em Horizontina. Em reunião com integrantes do governo municipal e do Projeto Água Limpa, o engenheiro florestal da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Lucas Helmuto Simm, apresentou os dados que devem orientar a implantação do plano integrado de gerenciamento de resíduos da construção civil.

O plano visa o reaproveitamento e reutilização de materiais como tijolo, madeira, resto de concreto, entre outros. Lucas lembra que a maior parte destes produtos são reutilizáveis e podem ser reciclados.

Os riscos que esses materiais oferecem ao meio ambiente e à saúde das pessoas está ligado principalmente à contaminação que causam aos recursos hídricos. A formação de montes de entulhos em locais indevidos também prejudica a paisagem e a imagem do município.

Outras duas reuniões serão realizadas com a comunidade

Soluções

O engenheiro florestal explicou que a responsabilidade do poder público é organizar e normatizar o plano, mas que a destinação dos resíduos cabe aos envolvidos na cadeia produtiva e aos cidadãos.

No entanto, em Horizontina não existe reciclagem destes materiais.

- Alguns podem ser reaproveitados como tijolo, terra, restos de concreto e ser direcionados para aterros, para melhorar estradas no interior. A madeira pode ser consumida em olarias, padarias e cooperativas de secagem de grãos. Temos em nosso município um empresário que há trinta anos tem posto de transbordo, que recebe e empacota os resíduos como metal e plástico e os envia para outras cidades onde há empresas de reciclagem – sugere Lucas.

Com a separação dos resíduos por classe, que deve ser feita nas construções, fica mais fácil para o cidadão levar os materiais até os pontos indicados. É uma prática de cidadania que irá ajudar a dar o destino correto aos resíduos.

A discussão sobre o tema terá continuidade em mais duas reuniões, que serão realizadas em conjunto com a comunidade. As ideias compiladas nestes encontros irão compor o plano e o projeto de lei sobre o tema.

 

29 mar11:34

19º RC Mec realizou a 1ª marcha de instrução em 2011

Na última sexta-feira, dia 25, o 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado realizou a marcha de oito quilômetros, prevista na matéria de marchas e estacionamentos. Esta é a 1ª marcha de instrução de 2011 realizada por todos os militares do Regimento.

O objetivo desta atividade operacional é identificar, ajustar e utilizar o equipamento individual de campanha de cada militar e descrever os cuidados a serem tomados com o meio ambiente.

Ao final da marcha o militar deve estar em boas condições físicas, para cumprir outras atividades operacionais.

Neste ano estão previstas outras três marchas: 12km, 16km e 24km.

 

29 mar10:34

Carreata divulgou Festa das Etnias e Baile das Nações

Uma carreata pelas principais ruas de Santa Rosa divulgou a 6ª Festa das Etnias e do 3º Baile das Nações, no último sábado, dia 26. Promovidos pela Comissão de Etnias da 19ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja), os eventos serão realizados de 7 a 10 de abril.

Participaram da carreata, as rainhas das etnias alemã, italiana, polonesa, russa e africana, que exibiram a beleza de cada etnia. Os Demais integrantes das etnias seguiram a pé pela Avenida Rio Branco, no centro da cidade.

Quem passava pela carreata era convidado a degustar bebidas típicas como o vinho, da etnia italiana, o chopp, da etnia alemã, e a vodka, das etnias russa e polonesa. Foram distribuídos também, folders com a programação da festa.

Elisabete Mysko, presidente da Comissão de Etnias da 19ª Fenasoja, conta que neste ano, no jantar e no almoço das etnias, os pratos típicos irão compor um único buffet, possibilitando que os participantes apreciem as delícias tradicionais de diferentes locais da Europa e África.

Além das etnias que estiveram nas edições anteriores, a festa terá também a participação das etnias portuguesa e árabe palestina e libanesa.

A 6ª Festa das Etnias começa na quinta-feira, dia 7, com a abertura oficial do evento e cerimônia de entrega de certificados a imigrantes e descendentes. Ocorrerão também apresentações folclóricas e culturais.

Na sexta-feira, dia 8 de abril é a vez do 3º Baile das Nações, com show da Banda K’necus. No sábado será servido jantar típico das etnias e no domingo, almoço.

As atividades encerram na tarde de domingo com a Caminhada da Paz. Em todos os dias do evento, o público poderá prestigiar apresentações folclóricas e culturais.

 

29 mar09:11

Ciclista morre atropelado no centro de Santa Rosa

Um ciclista morreu no começo da manhã de hoje no centro de Santa Rosa. Deoclécio Zanoni,  53 anos, foi  atingido por um caminhão que transportava leite, no cruzamento da rua Olavo Bilac e Avenida Inhacorá no centro da cidade.

Deoclécio estava indo ao frigorífico onde trabalhava, quando ocorreu o acidente. Ele morreu na hora. O motorista do caminhão nada sofreu, e em depoimento informal à polícia disse que não viu o ciclista.

O corpo de Deoclécio foi encaminhado ao IML. O motorista do caminhão foi liberado para descarregar o leite em uma indústria de Santa Rosa, mas ainda nesta manhã deve se apresentar para prestar depoimento a Polícia Civil.

Deoclécio